v. 18 n. 8 (2022): Agosto/August 2022

II Semana Acadêmica de Física Integrada com o Mestrado de Física e Áreas Correlatas

Editora: Maria Liduina das Chagas

Publicado: 2022-09-01

2 Semana Acadêmica de Física Integrada com Mestrado de Física e Áreas Correlatas

  • A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino e aprendizagem e a atividade criativa

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084801
    Gleyson Miranda de Souza, Camila Maria Sitko
  • Estudo inicial da aplicação de Redes Neurais Artificiais para a previsão de padrões de fluxo em escoamento multifásico

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084802
    Jair Rodrigues Neyra, Thiago Rafael da Silva Moura
  • Caminhadas aleatórias com perfil de memória κ-exponencial: uma primeira medição dos regimes difusivos

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084803
    Andrew Nunes de Barros Reis, Antônio Adrielson dos Santos Carvalho, Alessandra Brito Leal, Thiago Rafael da Silva Moura
  • Um modelo estocástico como estratégia de sobrevivência de uma população infectada

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084804
    Rafael Santos da Costa, Thiago Rafael da Silva Moura
  • O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física e a formação continuada de professores: ação formativa promovida em Sergipe

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084805
    Ana Figueiredo Maia, Antônio Carlos de Oliveira, Cochiran Pereira dos Santos, Edigênia Ferreira Santos, Felipe Estêves Moura, Gerson Cortês Duarte-Filho, Jéssica Pereira Santos, Magna Coeli Soares Rodrigues, Marcelo Andrade Macedo, Márcia Regina Pereira Attie, Rogério Machado, Samuel Rodrigues de Oliveira Neto, Tiago Nery Ribeiro, Genesis Alves Santos, Edson Nascimento Teles
  • Newton e os Dinossauros: uma proposta de aplicação da paleontologia no ensino das Leis de Newton

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084806
    Lucas Freitas Calheiros, Ana Figueiredo Maia
  • Ensino de Física usando situações-problema sobre uso de radiações ionizantes para o diagnóstico do câncer de mama

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084807
    Laelia Campos, Geane Santana Batista de Oliveira
  • Como determinar a altura das crateras lunares em uma atividade de aprendizagem investigativa

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084808
    Miqueline Aragão Silva, Walter Prado de Carvalho Neto, Sergio Scarano Jr
  • Aprendizagem interdisciplinar da Astronomia e da Física por meio da bandeira brasileira: considerando habilidades e competências da BNCC

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084809
    Edigênia Ferreira Santos, Sergio Scarano Jr
  • A paralaxe como tema agregador interdisciplinar e a bússola como recurso motivador na aprendizagem ativa da Física

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084810
    Magna Coeli Soares Rodrigues, Sergio Scarano Jr
  • Um modelo de passeios aleatórios para qualificar ecolalias

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084811
    Thiago Rafael da Silva Moura
  • Identificação de cores e comprimentos de onda da luz proveniente de monitores e telas de TVs usando um espectrógrafo caseiro

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084812
    Jessica Pereira Santos, Sergio Scarano Jr
  • Textos de divulgação científica no ensino de física: a opinião de professores da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084813
    Jonan de Oliveira Santos, Divanizia Nascimento Souza
  • Determinando a espessura de um fio através da difração da luz

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084814
    Wallyson Nascimento da Silva, Cláudia Adriana da Silva, Danilo da Silva Olivier
  • Análise forense do smartwatch Samsung Galaxy Watch Active 2

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084815
    Idelvandro José de Miranda Fonseca, Ronaldo Zampolo
  • Uma proposta de UEPS para o ensino de densidade e pressão no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084816
    Eduardo Conceição Fortaleza, Tiago Nery Ribeiro
  • Radiações solares do tipo ultravioleta e fotoproteção: uma sequência didática para abordagem em física no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084817
    Antônio Carlos de Oliveira, Cochiran Pereira dos Santos, Divanizia do Nascimento Souza
  • Electrodynamics: Um aplicativo em linguagem Visual Basic for Applications voltado para o ensino de Eletrodinâmica no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084818
    Luiz Moreira Gomes Jr., Fernanda Carla Lima Ferreira, Luiz Moreira Gomes