Electrodynamics: Um aplicativo em linguagem Visual Basic for Applications voltado para o ensino de Eletrodinâmica no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084818Palavras-chave:
Software Electrodynamics, Ensino em Espiral, Ensino de FísicaResumo
Neste trabalho foi desenvolvido o Software Electrodynamics, com o objetivo de auxiliar professores do Ensino Médio na tarefa de ensinar conceitos de Eletrodinâmica. Inicialmente é apresentada uma breve revisão sobre TICs e a Teoria do Ensino em Espiral, que se considera relevante no contexto do desenvolvimento e utilização do aplicativo. Este foi desenvolvido em linguagem computacional Visual Basic for Applications (VBA), a qual é uma implementação do Visual Basic da Microsoft, incorporada em todos os programas do Microsoft Office, que são amplamente utilizados na sociedade de hoje. O software desenvolvido apresenta ferramentas para cálculos e a plotagem de gráficos das principais equações da Eletrodinâmica. Com essa ferramenta vislumbra-se um grande potencial para ensino e um facilitador da aprendizagem dos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Moreira Gomes Jr., Fernanda Carla Lima Ferreira, Luiz Moreira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.