Radiações solares do tipo ultravioleta e fotoproteção: uma sequência didática para abordagem em física no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084817Palavras-chave:
Ensino de Física, radiação ultravioleta, fotoprotetoresResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever um produto educacional para turmas de 3º ano do Ensino Médio. O produto é uma Sequência Didática (SD) com enfoque em ciência-tecnologia-sociedade (CTS), que tem por finalidade promover a aprendizagem de conceitos físicos relacionados com radiações eletromagnéticas, com ênfase em radiação ultravioleta e na importância da fotoproteção para a saúde do ser humano. Buscou-se abordar na SD temas relacionados às radiações solares do tipo ultravioleta, suas interferências na saúde das pessoas em decorrência da exposição, incluindo os riscos, benefícios e cuidados que devem ser tomados para proteção a esse tipo de radiação. As atividades da SD incluem a construção de um espectrofotômetro, a partir de componentes básicos e materiais de fácil aquisição. Com esse equipamento é possível quantificar níveis percentuais de absorção e transmitância em protetores solares em função do comprimento de onda da radiação incidida, no caso a UVA. Esta atividade e as demais da Sequência podem contribuir para motivar e nortear a aprendizagem de conceitos físicos pertinentes ao tema, abordados tradicionalmente em sala de aula, relacionando aos fenômenos físicos observados no cotidiano. A tríade que compõe a SD, formada por conceituação científica, uso de tecnologia e implicações sociais, contempla uma abordagem CTS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antônio Carlos de Oliveira, Cochiran Pereira dos Santos, Divanizia do Nascimento Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.