Radiações solares do tipo ultravioleta e fotoproteção: uma sequência didática para abordagem em física no ensino médio

Autores

  • Antônio Carlos de Oliveira Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • Cochiran Pereira dos Santos
  • Divanizia do Nascimento Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084817

Palavras-chave:

Ensino de Física, radiação ultravioleta, fotoprotetores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever um produto educacional para turmas de 3º ano do Ensino Médio. O produto é uma Sequência Didática (SD) com enfoque em ciência-tecnologia-sociedade (CTS), que tem por finalidade promover a aprendizagem de conceitos físicos relacionados com radiações eletromagnéticas, com ênfase em radiação ultravioleta e na importância da fotoproteção para a saúde do ser humano. Buscou-se abordar na SD temas relacionados às radiações solares do tipo ultravioleta, suas interferências na saúde das pessoas em decorrência da exposição, incluindo os riscos, benefícios e cuidados que devem ser tomados para proteção a esse tipo de radiação. As atividades da SD incluem a construção de um espectrofotômetro, a partir de componentes básicos e materiais de fácil aquisição. Com esse equipamento é possível quantificar níveis percentuais de absorção e transmitância em protetores solares em função do comprimento de onda da radiação incidida, no caso a UVA. Esta atividade e as demais da Sequência podem contribuir para motivar e nortear a aprendizagem de conceitos físicos pertinentes ao tema, abordados tradicionalmente em sala de aula, relacionando aos fenômenos físicos observados no cotidiano. A tríade que compõe a SD, formada por conceituação científica, uso de tecnologia e implicações sociais, contempla uma abordagem CTS.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Oliveira, A. C. de ., Santos, C. P. dos ., & Souza, D. do N. (2022). Radiações solares do tipo ultravioleta e fotoproteção: uma sequência didática para abordagem em física no ensino médio. Scientia Plena, 18(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084817

Edição

Seção

2 Semana Acadêmica de Física Integrada com Mestrado de Física e Áreas Correlatas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)