Textos de divulgação científica no ensino de física: a opinião de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084813Palavras-chave:
textos de divulgação científica, alfabetização científica, ensino de físicaResumo
A divulgação científica é uma importante ferramenta para a alfabetização científica, resultando em diversos benefícios, a exemplo de: promoção do conhecimento científico em caráter pedagógico; mobilização popular no que diz respeito a políticas públicas, debates, formação da opinião pública, entre outros. Em linha com a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, a leitura de textos de divulgação científica têm se mostrado uma boa alternativa a ser empregada em sala de aula no ensino de física. Tendo em vista essa importância, este trabalho tem como objetivo descrever um breve panorama, em um contexto local, sobre a opinião de professores de física a respeito do uso de textos de divulgação científica em sala de aula do ensino médio. Por meio da análise de uma entrevista semiestruturada realizada com nove professores de física da rede pública de educação de Sergipe, matriculados no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Sergipe, apresentamos um panorama do uso destes textos por esses professores e o que eles pensam sobre tal uso. Apesar dos professores reconhecerem a importância dos textos, que têm potencial de motivar o interesse pela ciência, identificamos que o seu uso não é comum nas aulas. A principal justificativa apontada pelos professores foi a falta de tempo para isso nas suas aulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jonan de Oliveira Santos, Divanizia Nascimento Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.