Ensino de Física usando situações-problema sobre uso de radiações ionizantes para o diagnóstico do câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084807Palavras-chave:
Ensino de Física, situações-problema, radiações ionizantesResumo
O presente trabalho propõe o uso das Situações-Problema (SP), elaboradas segundo as orientações de Philippe Meirieu, como metodologia facilitadora do ensino de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio. Como resultado do estudo foi elaborado um produto educacional, constituído de uma sequência didática sobre radiações eletromagnéticas, com foco nos raios X usados na mamografia, que é um dos métodos de diagnóstico do câncer de mama, tema motivador do produto e presente na SP. A sequência didática foi aplicada em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio de um colégio estadual de Sergipe. Durante a aplicação da sequência foram realizadas discussões sobre o tema câncer de mama e a mamografia como diagnóstico, apresentação de vídeos e gifs animados, resolução de questões e confecção do espectro eletromagnético em forma de quebra-cabeça. Estas atividades forneceram subsídios para a solução da SP apresentada, tornaram as aulas mais dinâmicas e promoveram melhor interação entre os alunos. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário investigativo, SP e resolução de questões de Física na temática escolhida. Os dados coletados mostraram indícios de que a utilização de SP como ferramenta didática para o ensino de física foi motivante e relevante para a aprendizagem dos conceitos propostos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laelia Campos, Geane Santana Batista de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.