Ensino de Física usando situações-problema sobre uso de radiações ionizantes para o diagnóstico do câncer de mama

Autores

  • Laelia Campos UFS
  • Geane Santana Batista de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084807

Palavras-chave:

Ensino de Física, situações-problema, radiações ionizantes

Resumo

O presente trabalho propõe o uso das Situações-Problema (SP), elaboradas segundo as orientações de Philippe Meirieu, como metodologia facilitadora do ensino de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio. Como resultado do estudo foi elaborado um produto educacional, constituído de uma sequência didática sobre radiações eletromagnéticas, com foco nos raios X usados na mamografia, que é um dos métodos de diagnóstico do câncer de mama, tema motivador do produto e presente na SP. A sequência didática foi aplicada em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio de um colégio estadual de Sergipe. Durante a aplicação da sequência foram realizadas discussões sobre o tema câncer de mama e a mamografia como diagnóstico, apresentação de vídeos e gifs animados, resolução de questões e confecção do espectro eletromagnético em forma de quebra-cabeça. Estas atividades forneceram subsídios para a solução da SP apresentada, tornaram as aulas mais dinâmicas e promoveram melhor interação entre os alunos. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário investigativo, SP e resolução de questões de Física na temática escolhida. Os dados coletados mostraram indícios de que a utilização de SP como ferramenta didática para o ensino de física foi motivante e relevante para a aprendizagem dos conceitos propostos.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Campos, L., & Santana Batista de Oliveira, G. (2022). Ensino de Física usando situações-problema sobre uso de radiações ionizantes para o diagnóstico do câncer de mama. Scientia Plena, 18(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084807

Edição

Seção

2 Semana Acadêmica de Física Integrada com Mestrado de Física e Áreas Correlatas