Uma proposta de UEPS para o ensino de densidade e pressão no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084816Palavras-chave:
Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, UEPSResumo
O presente trabalho apresenta alguns resultados obtidos a partir da elaboração e aplicação de um produto educacional no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física – PPGPF, do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, da Universidade Federal de Sergipe – UFS. O produto, que se trata de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), também denominada de sequência didática, tem como eixo norteador o ensino dos conceitos de densidade e pressão, buscando ser um material didático acessível ao professor, que valorize o aspecto inovador do processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade, e que tenha significado para o aprendiz. A pesquisa, de natureza qualitativa, trata-se de um estudo de caso acerca da elaboração e aplicação da UEPS em uma turma de 28 estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual, localizada no município de Lagarto, no estado de Sergipe. Da análise dos resultados, podemos concluir que a UEPS proporcionou aos estudantes uma predisposição a aprender e buscar o conhecimento de uma forma ativa, pois se percebeu neles uma evolução conceitual significativa acerca dos conceitos de densidade e pressão. Ainda assim, evidenciamos na aplicação desse produto educacional dificuldades dos estudantes em questões que necessitavam de conhecimentos matemáticos. Observamos que não existe uma sequência didática com sucesso integral para o ensino, mas existem possibilidades de materiais que têm o potencial de serem significativos, tendo por objetivo a promoção de processos de ensino que conduzam à aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Conceição Fortaleza, Tiago Nery Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.