Um modelo de passeios aleatórios para qualificar ecolalias
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084811Palavras-chave:
ecolalia, caminhadas aleatórias, entropiaResumo
Alguns transtornos do neurodesenvolvimento como a síndrome de Tourette, a síndrome de Asperger, transtornos do espectro autista (TEA), transtorno de tique vocal persistente, transtorno de tique vocal transitório, transtorno psicótico devido a outra condição médica, catatonia associada a outro transtorno mental, etc; podem resultar em problemas na fluência da fala caracterizados pela presença de repetição patológica da fala, prolongação de consoantes ou vogais, palavras quebradas no início da vida, sintomas de desordens comunicativas denominadas ecolalias. Observando este contexto, este trabalho apresenta um modelo de caminhadas aleatórias para qualificar ecolalias usando a representação da entropia da informação. O modelo apresenta resultados consistentes com diversos tipos de ecolalias, a saber, interativa, não-interativa, atrasada e não atrasada, incluindo combinações dessas ecolalias que caracterizam comorbidades em alguns pacientes, tais como a ecolalia não-atrasada e não-interativa, a ecolalia não-atrasada e interativa, a ecolalia atrasada e não-interativa e a ecolalia atrasada e interativa. Cada um desses tipos de ecolalia foi quantificada usando caminhadas aleatórias, medindo a entropia da informação para cada um dos casos que podem variar de leve, moderado a severo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Rafael da Silva Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.