Caminhadas aleatórias com perfil de memória κ-exponencial: uma primeira medição dos regimes difusivos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084803Palavras-chave:
kappa-exponencial, difusão, caminhadas aleatóriasResumo
Uma nova classe de caminhadas aleatórias, chamada Elephant Random Walks (ERW), com memória, não-Markoviana, foi proposta por Schütz e Trimper caracterizada por regimes difusivos típicos de difusão anômala. Seguindo esta linha, propomos um modelo de caminhadas aleatórias norteada pelo princípio de interação cinética (KIP), onde segundo o KIP a evolução temporal da função de distribuição de partículas idênticas sujeitas a colisões binárias nos remete a um funcional sempre crescente com o tempo, satisfazendo o enunciado da irreversibilidade da segunda lei da Termodinâmica. Derivamos uma distribuição -exponencial discreta para construir nosso modelo de caminhadas aleatórias. Realizamos simulações de Monte Carlo para quantificar os regimes difusivos típicos de caminhadas aleatórias de tamanho finito. Analisamos três regiões do parâmetro deformador . No limite , a distribuição da -exponencial recai na distribuição exponencial ordinária, onde encontramos a típica difusão Browniana. No limite máximo de anti-equilíbrio ( ), encontramos uma transição do regime difusivo ordinário para o regime superdifusivo. Adicionalmente, afastando-se da região de anti-equilíbrio, encontramos o comportamento difusivo do ERW. Nossos resultados são mais um caso de transporte anômalo em sistemas complexos, que estão associados à difusão de partículas para qual a variância se espalha de maneira não linear com o tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andrew Nunes de Barros Reis, Antônio Adrielson dos Santos Carvalho, Alessandra Brito Leal, Thiago Rafael da Silva Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.