Análise forense do smartwatch Samsung Galaxy Watch Active 2
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084815Palavras-chave:
Internet das coisas, smartwatches, análise forense.Resumo
A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é um paradigma bem conhecido que define um ambiente dinâmico e inter-relacionado de dispositivos de computação com diferentes componentes para uma conectividade perfeita e transferência de dados. O campo da tecnologia vestível é um dos mais populares nos dias de hoje e prevê-se que continue em expansão devido a demandas crescentes. Coletar dados para análise forense digital em IoT é um desafio, pois os dispositivos não são criados com essa preocupação, resultando em pouca ou nenhuma padronização dos dados e grande dispersão de informações no ecossistema da Internet das Coisas. Além disso, há atualmente poucos softwares capazes de apoiar o perito criminal nesse tipo de situação. Este trabalho reúne ferramentas e procedimentos para análise de evidências forenses em smartwatches, mais especificamente no Samsung Galaxy Watch Active 2. Na parte experimental, procedeu-se à extração de dados sem o acesso de superusuário (root) do sistema. Ferramentas do fabricante do dispositivo foram utilizadas na conexão e extração de arquivos, e software de código aberto na análise subsequente. Mesmo sem o acesso de superusuário, foi possível recuperar informações relevantes para investigações forenses: lista de contatos e registros de chamada são algumas das evidências restauradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Idelvandro José de Miranda Fonseca, Ronaldo Zampolo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.