Contribuições e dificuldades na produção de material didático no PIBID Química da UFS/Campus de São Cristóvão
Palavras-chave:
Produção de material didático, formação inicial de professores, PIBID.Resumo
Analisamos as opiniões de três ex-bolsistas do PIBID/QUÍMICA/UFS/São Cristóvão sobre a produção e aplicação de material didático, as contribuições para a formação inicial do professor de Química e as dificuldades encontradas na elaboração do mesmo. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais e semiestruturadas em dezembro de 2014. Percebemos que os ex-bolsistas produziram e aplicaram material didático em forma de oficina temática. Entre as principais contribuições para formação inicial, destaca-se a possibilidade de abordagem da contextualização no ensino de Química; a importância da utilização de diferentes metodologias e o despertar de interesse dos alunos da Educação Básica pelo conhecimento. As principais dificuldades foram relacionadas à escolha de temas que permitem a contextualização, ao cumprimento do tempo destinado a aplicação da oficina temática e à preocupação em ensinar algo que desperte a motivação para o aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.