Reflexões acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na formação inicial docente de uma turma de licenciatura em EaD
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.012701Palavras-chave:
cultura digital, formação docente, letramento digitalResumo
O objetivo central deste artigo consistiu em analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), enquanto recursos didático-pedagógicos no processo de formação inicial docente em uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade Educação à Distância (EaD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Buscamos também identificar aspectos da cultura digital dos licenciandos e investigar suas percepções acerca do uso das tecnologias no tocante a atividade docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa e com viés descritivo, tendo como público-alvo a participação de 22 (vinte e dois) acadêmicos, em sua maioria na fase de conclusão do curso. No que refere aos principais resultados, embora a maioria dos participantes tenha demonstrado possuir níveis satisfatórios e avançados de conhecimentos e habilidades acerca da utilização das TDIC em seu cotidiano, assim como uma concordância unânime de que essas tecnologias, desde que utilizadas adequadamente, contribuem de maneira significativa para a aprendizagem dos educandos, constatou-se também a prevalência de algumas limitações que comprometem a ênfase de abordagens didático-pedagógicas voltadas a implementação das tecnologias digitais, em que 27% dos participantes relataram ausência dessas abordagens tecnológicas durante sua formação mediante a uma série de fatores relacionados desde a carência de interesse e de capacitação dos professores e tutores, até mesmo a ausência de recursos e desmotivação dos próprios acadêmicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Manoel Messias Santos Alves, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Willian Lima Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.