Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701

Palavras-chave:

formação continuada, mídias na educação, redimensionamento da prática pedagógica

Resumo

Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.

Biografia do Autor

Luan Henrique Alves, Universidade Federal de Ouro Preto

Programa de Pós-Graduação em Educação

Área: Educação e Ensino de Ciências - formação continuada de professores, integração das mídias e tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem, 

Jacks Richard de Paulo, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação 

Área: Educação e Ensino de Geografia - formação inicial e continuada de professores, educação inclusiva, educação ambiental, novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem. 

Downloads

Publicado

2021-04-16

Como Citar

Alves, L. H., & Paulo, J. R. de. (2021). Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Scientia Plena, 17(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701