v. 19 n. 3 (2023): Março/March 2023

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Editora: Luely Oliveira da Silva

Publicado: 2023-04-15

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

  • O ensino de Ciências e Biologia no leste marajoara: os efeitos da covid-19 na prática docente

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034401
    Edson Nazareno de Souza dos Santos Júnior, Alesson Guedes Costa, Mayanna Igreja dos Santos, Alcindo da Silva Martins-Júnior
  • Coleção Ensino de Ciências na Escola: um repositório digital como apoio pedagógico para o ensino e a formação

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034402
    Gisele Damasceno-Santos, William Lima da Costa, Adriane Jamily Ferreira Hora, Keyse Bianca dos Santos Silva, Gabriela Alves Sales, Jamille Paola de Souza de Jesus, Karen Dayanne C. Ferreira Rodrigues, Lilliane Miranda Freitas
  • Aprendizagem de conhecimentos químicos mediada pelo uso de experimentos e jogo didático

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034403
    Marília Sagica, Lucicléia Pereira da Silva
  • Atividade Experimental Problematizadora: uma análise de pH em amostras de solo com alunos do 3ºano do ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034404
    Ana Paula Silva da Cunha, Lucicléia Pereira da Silva
  • A Botânica no ensino médio: análise da percepção ambiental e cegueira botânica em alunos de uma escola pública da Amazônia paraense

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034405
    Mayanna Igreja dos Santos, Alcindo da Silva Martins Junior
  • Contribuições de uma sequência didática sobre reprodução humana para processo de aprendizagem de alunos marajoaras

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034406
    Paloma Barboza dos Santos, Alcindo da Silva Martins Junior
  • Experimentação no Ensino de Ciências: um estudo bibliométrico

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034407
    Valter Thiago Pantoja da Gama, Kleberson Almeida de Albuquerque, Ronilson Freitas de Souza, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
  • Educação socioambiental: ensino e aprendizagem a partir da compostagem de resíduos orgânicos

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034408
    Ruth Helem Dias de Vilhena, Priscyla Cristinny Santiago da Luz
  • Cinema e Astronomia: reflexões sobre o filme Apollo 13 como recurso didático para o Ensino de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034409
    José Orlando Melo de Melo, Joel Wander Carneiro Palheta, Cristiele de Freitas Pereira, Vânia Lobo Santos
  • Experiência e reflexão para prática profissional da docência: o constituir-se professor de ciências e matemática

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034410
    Sebastião Rodrigues-Moura, Cintia Aliny Silva de Souza, Silvaney Fonseca Ferreira Seabra, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
  • O uso do extrato de Alternanthera brasiliana L. como indicador ácido-base no ensino de Química

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034411
    Lohanne Conceição Sarmento, Dhulyan Maglim Magalhães Lima, Eduardo Zaragoza Ramos, Endril Pablo Brasil de Freitas, Ronilson Freitas de Souza
  • Cartilha educativa: estratégia para o ensino de ciências naturais a partir de saberes socioambientais e práticas artesanais realizadas pelos pescadores do Distrito de Vila de Beja-Abaetetuba/PA

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034412
    Bruno Maues Silva, Priscyla Cristinny Santiago Luz
  • Sequência didática, apoiada em Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino de Ciências, em diálogo com os pressupostos freireanos

    DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034413
    Maria Fabiana Sousa Rosa, Ronilson Freitas de Souza