Perfil epidemiológico da hanseníase na Bahia e no município de Teixeira de Freitas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.127501Palavras-chave:
Mycobacterium leprae, Doenças Negligenciadas, IncidênciaResumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil epidemiológico da hanseníase no estado da Bahia e no município de Teixeira de Freitas no período de 2001 a 2019. Foram utilizados dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde e de casos notificados de Hanseníase em ambas as localidades. As variáveis analisadas foram: sexo, localidade, faixa etária, classe de operação de diagnóstico e grau de cura. É possível observar que para a Bahia, e principalmente para Teixeira de Freitas, a erradicação da doença é uma realidade pouco tangível. O estado baiano possui alta incidência de casos de hanseníase e Teixeira de Freitas apresenta incidência muito alta. Em relação às variáveis estabelecidas no estudo, tanto na Bahia quando em Teixeira de Freitas verificou-se que a predominância dos casos registrados foi do sexo masculino e da faixa etária de 30 a 39 anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Soares Rocha, Luanna Chácara Pires, Ana Luiza Coutinho Matos Santana, Hayana Ramos Lima, Gabriela da Cruz Martins, João Batista Lopes Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.