Aprendizagem de conhecimentos químicos mediada pelo uso de experimentos e jogo didático
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034403Palavras-chave:
Ensino de química, pedagogia, anos iniciais do ensino fundamentalResumo
O ensino de química nos anos iniciais do fundamental é de extrema importância, pois é nesse nível que se constroem as primeiras noções da ciência, bem como se estabelece a base para conceitos que serão trabalhados posteriormente. O presente trabalho teve como objetivo investigar se adoção da experimentação associada ao uso de jogo didático investigativo auxiliou na aprendizagem dos conceitos estruturantes substância e transformação química por discentes de Pedagogia, futuros professores dos anos iniciais. A pesquisa foi realizada durante a disciplina Química e Metodologia para o Ensino de Ciências, ministrada para duas turmas da Universidade do Estado do Pará. Para avaliar a ocorrência de aprendizagens os participantes responderam um formulário likert e uma pergunta dissertativa. O corpus textual obtido foi processado no Software Iramuteq usando os métodos Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Análise de Similitude (AS). Os dados foram interpretados à luz do referencial teórico. As repartições da CHD foram categorizadas como “Aprendizagens sobre os conceitos químicos” e “Compreensões sobre transformação química da matéria”, das quais, emergiu a compreensão sobre os aspectos macro e microscópicos acerca dos fenômenos estudados. O grafo de similitude apontou que os recursos facilitaram a construção de conhecimentos pelos pedagogos em formação inicial. Com a avaliação integrada, considerando o grau de concordância e discordância sobre as assertivas analisadas, foi evidenciado que a diversificação de estratégias, materiais adequados, mediação do professor e linguagem acessível, despertaram o interesse, curiosidade e predisposição para uma aprendizagem com significado sobre os conhecimentos químicos explorados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marília Sagica, Lucicléia Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.