Concepções dos Graduandos do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe/Campus de São Cristóvão sobre o Átomo e os Modelos Atômicos
Palavras-chave:
Átomo, Modelos Atômicos, Ensino de QuímicaResumo
Apresentamos neste trabalho as concepções dos graduandos do curso de Química Licenciatura sobre o Átomo e os Modelos Atômicos. Os sujeitos da pesquisa são alunos matriculados em disciplinas do início, meio e fim do curso (Fundamentos de Química, Química de Coordenação e Estágio Supervisionado em Ensino de Química IV). A coleta de dados ocorreu por meio de questionário no período 2014/2. A análise dos dados mostrou dificuldade dos alunos em conceituar o átomo, e representá-lo através dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e o atual. Percebemos que a formação inicial contribui para avanços na compreensão dos conceitos. Porém, a melhoria das concepções ainda é limitada, mostrando a necessidade de reflexão sobre como o curso tem contribuído para a formação dos futuros professores de Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.