Depleção de água no substrato e doses de condicionador de solo na formação de mudas de maracujazeiro amarelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.120201

Palavras-chave:

Passiflora edulis, TerraCottem®, polímero hidroabsorvente

Resumo

O cultivo do maracujazeiro demanda informações técnicas sempre atualizadas para atingir resultados competitivos. Nesse contexto, um aspecto comumente discutido é a formação de mudas vigorosas. O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de depleção de água em um substrato (NDA) e doses de TerraCottem® para a formação de mudas de maracujazeiro amarelo. O delineamento utilizado foi em parcelas subdivididas, com delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em 5, 15, 25, 35% de NDA e 0, 2,5, 5,0, 7,5 e 10,0 kg m-3 de doses de TerraCottem®. Foram medidas as variáveis: altura da planta (ALT), diâmetro do caule (DC), número de folhas (NF), biomassa seca da parte aérea (BPA), sistema radicular (BSR) e biomassa seca total (BT) e calculado o índice de qualidade de Dickson (IQD). Os tratamentos com NDA não influenciaram as variáveis avaliadas. O NF, ALT, DC, BPA, BSR, BT e IQD apresentaram aumentos de 12,3, 13,4, 10,0, 30,1, 28,1, 29,5 e 26,8%, quando se comparou a maior dose de TerraCottem® ao tratamento controle, respectivamente. A interação fatiada mostrou a ocorrência de ganhos duplos para o tratamento de maior dose de TerraCottem® para DC e ALT. As plantas responderam a doses mais altas de TerraCottem®, ocorrendo sinergia do polímero retentor de água no suprimento de água da planta, para o maior NDA.

Biografia do Autor

Júlio César Ferreira de Melo Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

O pesquisador possui doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003), na área de concentração de Recursos Hídricos e Ambientais. Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) atuando nas áreas de Agrometeorologia, e Irrigação e Drenagem. É coordenador do grupo de pesquisa Agricultura Irrigada, possuindo ampla experiência em Engenharia Agrícola (Recursos Hídricos e Ambientais), atuando principalmente nos seguintes temas: necessidade hídrica de culturas tropicais, drenagem agrícola, manejo e conservação do solo e da água, hidroclimatologia, agrometeorologia e instrumentação agrícola. 

Marcos Sales Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí-GO (2005), atual Instituto Federal Goiano, Campus de Urutaí. Possui o título de Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) (2010) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Campus de Jaboticabal-SP e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) (2013) também pela FCAV/UNESP, Jaboticabal-SP. Realizou doutorado sanduíche na University of Kentucky, Kentucky, Lexington, EUA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Ciências Agrárias, Petrolina, PE ministrando aula para o curso de Engenharia Agronômica e para o programa de mestrado em Agronomia (Produção Vegetal). As principais áreas de atuação são: Agricultura de Precisão, Geoestatística, sensores de estimação de atributos do solo, principalmente, voltado a estimar os estoques de carbono no solo e geoprocessamento.

Augusto Miguel Nascimento Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Adjunto IV pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF, Petrolina - PE). Tem experiência na área de Nutrição e Fertilidade do Solo. Participa dos Programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal/Agronomia e Engenharia Agrícola (UNIVASF), como professor permanente.

Eliezer Santurbano Gervásio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, atuando na área de Engenharia de Água na Agricultura. Desenvolve trabalhos na área de manejo da irrigação de cultivos em recipientes.

Acácio Figueiredo Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e Doutorado em Engenharia Agrícola pelo convênio entre UFV/UFCG (2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e Logística para Armazenamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de frutas, hortaliças e grãos, gerenciamento de propriedades rurais nos setores de armazenagem, secagem, tecnologia pós-colheita de sementes, hortaliças e frutas tropicais.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

César Ferreira de Melo Júnior, J., Sales Rodrigues, M., Miguel Nascimento Lima, A., Santurbano Gervásio, E., & Figueiredo Neto, A. (2024). Depleção de água no substrato e doses de condicionador de solo na formação de mudas de maracujazeiro amarelo. Scientia Plena, 19(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.120201

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)