Depleção de água no substrato e doses de condicionador de solo na formação de mudas de maracujazeiro amarelo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.120201Palavras-chave:
Passiflora edulis, TerraCottem®, polímero hidroabsorventeResumo
O cultivo do maracujazeiro demanda informações técnicas sempre atualizadas para atingir resultados competitivos. Nesse contexto, um aspecto comumente discutido é a formação de mudas vigorosas. O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de depleção de água em um substrato (NDA) e doses de TerraCottem® para a formação de mudas de maracujazeiro amarelo. O delineamento utilizado foi em parcelas subdivididas, com delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em 5, 15, 25, 35% de NDA e 0, 2,5, 5,0, 7,5 e 10,0 kg m-3 de doses de TerraCottem®. Foram medidas as variáveis: altura da planta (ALT), diâmetro do caule (DC), número de folhas (NF), biomassa seca da parte aérea (BPA), sistema radicular (BSR) e biomassa seca total (BT) e calculado o índice de qualidade de Dickson (IQD). Os tratamentos com NDA não influenciaram as variáveis avaliadas. O NF, ALT, DC, BPA, BSR, BT e IQD apresentaram aumentos de 12,3, 13,4, 10,0, 30,1, 28,1, 29,5 e 26,8%, quando se comparou a maior dose de TerraCottem® ao tratamento controle, respectivamente. A interação fatiada mostrou a ocorrência de ganhos duplos para o tratamento de maior dose de TerraCottem® para DC e ALT. As plantas responderam a doses mais altas de TerraCottem®, ocorrendo sinergia do polímero retentor de água no suprimento de água da planta, para o maior NDA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Júlio César Ferreira de Melo Júnior, Marcos Sales Rodrigues, Augusto Miguel Nascimento Lima, Eliezer Santurbano Gervásio, Acácio Figueiredo Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.