Experimentação no Ensino de Ciências: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034407Palavras-chave:
bibliometria, ensino experimental, Ciências naturaisResumo
O presente estudo consiste em um estudo bibliométrico sobre o uso da experimentação como ferramenta educacional para o Ensino de Ciências, levando em conta aspectos como a frequência da produção científica de trabalhos que abordam tal temática em periódicos indexados na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, selecionou-se cinco descritores para a busca (experimentação, educação científica, experimentação no ensino e atividade experimental). O período das publicações compreendeu entre 2010 e 2020. Foram incluídos no escopo da pesquisa todos os estudos em língua portuguesa e de acesso livre que discutiam ou apresentavam a experimentação no Ensino de Ciências na educação básica, os quais foram lidos de forma integral. Analisou-se um total de quarenta artigos onde foi observado uma maior citação de sequências didáticas experimentais investigativas, sendo possível identificar que grande parte apresentou um nível muito superficial com relação aos processos investigativos. Além disso, evidencia-se a exigência de que a experimentação não seja vista apenas como atividade prática no ensino de ciências, mas como possibilidade de construção de novos conhecimentos, subsidiados nas teorias validadas cientificamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valter Thiago Pantoja da Gama, Kleberson Almeida de Albuquerque, Ronilson Freitas de Souza, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.