Sequência didática, apoiada em Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino de Ciências, em diálogo com os pressupostos freireanos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034413Palavras-chave:
metodologias ativas, processo de ensino-aprendizagem, ensino de químicaResumo
O ensino de Ciências, ao ser realizado de forma teórica, geralmente não consegue despertar o interesse e a motivação dos estudantes, tornando-se um processo pouco eficiente. Portanto, é de suma importância que os educadores conheçam e façam uso de estratégias de ensino, que estimulem o interesse e a aprendizagem. Dessa forma, esse trabalho apresenta uma sequência didática (SD), baseada na metodologia de projetos com os pressupostos freireanos, para favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais, relacionados à qualidade da água, a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, cuja eficiência foi analisada, por meio da realização de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com uma turma com 23 alunos. Durante a aplicação da SD, foi possível perceber maior engajamento nas aulas e na aquisição de conceitos sobre substâncias e misturas, sobre elementos químicos, sobre doenças relacionadas à ingestão de água não potável, entre outros. Além disso, a apresentação dos trabalhos em forma de seminários oportunizou o desenvolvimento de habilidades de desenvoltura para falar em público e o aprimoramento de relações interpessoais. Esse texto também apresenta outras evidências de que a sequência didática proposta favoreceu a aprendizagem dos componentes do grupo analisado, permitindo que os educandos construíssem conhecimentos cientificamente apropriados, dentro dos seus limites e possibilidades, e que conseguissem utilizar tais conhecimentos para além dos muros da escola.
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