Sequência didática, apoiada em Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino de Ciências, em diálogo com os pressupostos freireanos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034413Palavras-chave:
metodologias ativas, processo de ensino-aprendizagem, ensino de químicaResumo
O ensino de Ciências, ao ser realizado de forma teórica, geralmente não consegue despertar o interesse e a motivação dos estudantes, tornando-se um processo pouco eficiente. Portanto, é de suma importância que os educadores conheçam e façam uso de estratégias de ensino, que estimulem o interesse e a aprendizagem. Dessa forma, esse trabalho apresenta uma sequência didática (SD), baseada na metodologia de projetos com os pressupostos freireanos, para favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais, relacionados à qualidade da água, a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, cuja eficiência foi analisada, por meio da realização de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com uma turma com 23 alunos. Durante a aplicação da SD, foi possível perceber maior engajamento nas aulas e na aquisição de conceitos sobre substâncias e misturas, sobre elementos químicos, sobre doenças relacionadas à ingestão de água não potável, entre outros. Além disso, a apresentação dos trabalhos em forma de seminários oportunizou o desenvolvimento de habilidades de desenvoltura para falar em público e o aprimoramento de relações interpessoais. Esse texto também apresenta outras evidências de que a sequência didática proposta favoreceu a aprendizagem dos componentes do grupo analisado, permitindo que os educandos construíssem conhecimentos cientificamente apropriados, dentro dos seus limites e possibilidades, e que conseguissem utilizar tais conhecimentos para além dos muros da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Fernanda Sousa Rosa, Ronilson Freitas de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.