O ensino de Ciências e Biologia no leste marajoara: os efeitos da covid-19 na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034401Palavras-chave:
Educação, pandemia, MarajóResumo
Durante a pandemia da COVID-19, após um período de perplexidade e paralisação das atividades educacionais, houve a necessidade de retornar às atividades educacionais e propor formas de ensinar mantendo o isolamento social e as estratégias de enfrentamento ao novo Coronavírus. Devido à impossibilidade do ensino presencial, diversas escolas aderiram ao que ficou conhecido como Ensino Remoto Emergencial (ERE). Porém, as consequências da pandemia afetaram o processo de ensino e aprendizagem no Marajó. Este trabalho objetivou descrever o panorama educacional do ensino de Ciências e Biologia em Soure e Salvaterra. Participaram da pesquisa professores do ensino básico. Os dados foram coletados por meio de um formulário do Google (Google Forms), e analisados quanti-qualitativamente utilizando, para tal, os dados organizados em planilhas para a produção de gráficos e Análise Descritiva dos relatos dos participantes. São evidentes o aumento da demanda de trabalho, alto número de evasão escolar, baixo índice de formação docente voltada para o ensino em período pandêmico, a falta ou deficitário acesso à internet para a maioria dos alunos e, consequentemente, pouca participação nos encontros online. A própria avaliação foi comprometida, pois a falta de contato do professor com os alunos obstruiu o caráter diagnóstico e contínuo. Os dados desta pesquisa ressaltam a explícita necessidade de formações continuadas que possam auxiliar estes profissionais em usar/desenvolver novas metodologias capazes de atuarem apesar deste novo cenário educacional. Considera-se imprescindíveis as parcerias com instituições de ensino superior e políticas voltadas à capacitação docente para a atuação efetiva em diferentes contextos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edson Nazareno de Souza dos Santos Júnior, Alesson Guedes Costa, Mayanna Igreja dos Santos, Alcindo da Silva Martins-Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.