A Botânica no ensino médio: análise da percepção ambiental e cegueira botânica em alunos de uma escola pública da Amazônia paraense
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034405Palavras-chave:
ensino de botânica , negligência botânica, educação básicaResumo
A Botânica é uma das áreas das ciências que manifesta ampla dificuldade na assimilação dos conceitos, o que justifica a importância de dispor uma atenção maior a essa área do conhecimento. Em vista disso, este trabalho buscou investigar a percepção ambiental e ocorrência da cegueira Botânica entre os alunos a fim de identificar os principais entraves no estudo sobre botânica no ensino médio. Participaram da pesquisa 35 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Moju, no Pará. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratória com procedimentos técnicos característicos da pesquisa-ação. Utilizou-se observação participante, aplicação de mapas mentais e questionário para coleta de dados. Foi realizada uma análise descritiva dos dados e os resultados possibilitam constatar que os alunos possuem dificuldades na aprendizagem sobre botânica, pois 46% dos estudantes afirmram que já havia estudado sobre os grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) mas não lembrava da diferença existente entre eles. Sobre a percepção ambiental, percebeu-se que a maioria utilizou elementos do seu cotidiano para simbolizar o meio ambiente, como as casas, árvores e animais que compõem o ambiente de sua residência. Ao investigar a ocorrência da cegueira botânica identificou-se que em 96% das respostas os estudantes não perceberam a presença das plantas em seu dia a dia. Tais resultados elucidam a urgência em se discutir diversas formas de abordagens para o ensino e aprendizagem de botânica na rede pública de ensino básico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mayanna Igreja dos Santos, Alcindo da Silva Martins Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.