Coleção Ensino de Ciências na Escola: um repositório digital como apoio pedagógico para o ensino e a formação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034402Palavras-chave:
produtos educacionais, catálogos digitais, divulgação científicaResumo
Os repositórios digitais se configuram como importantes ferramentas para o acesso digital e gratuito a materiais com o potencial de contribuir positivamente nas práticas docentes. Visto isso, a presentepesquisa tem como objetivo descrever e analisar a construção de um repositório digital para hospedar acoleção “Ensino de Ciências na Escola” com 12 catálogos digitais de produtos educacionais (PE). Ametodologia consistiu em duas grandes etapas: a primeira compreendeu uma pesquisa bibliográfica em 36programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, entre 2010 a 2019, para a identificação esistematização dos PE. A segunda contemplou duas fases paralelas: i) a editoração e diagramação doscatálogos digitais, através do App Canva®; ii) construção do repositório digital. Os resultados originarammateriais educacionais que se constituem em produtos acessíveis de inovação, que visam à melhoria do ensino de Ciências e Biologia e o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gisele Damasceno-Santos, William Lima da Costa, Adriane Jamily Ferreira Hora, Keyse Bianca dos Santos Silva, Gabriela Alves Sales, Jamille Paola de Souza de Jesus, Karen Dayanne C. Ferreira Rodrigues, Lilliane Miranda Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.