Coleção Ensino de Ciências na Escola: um repositório digital como apoio pedagógico para o ensino e a formação

Autores

  • Gisele Damasceno-Santos Universidade Federal do Pará
  • William Lima da Costa Universidade Federal do Pará
  • Adriane Jamily Ferreira Hora Universidade Federal do Pará
  • Keyse Bianca dos Santos Silva Universidade Federal do Pará
  • Gabriela Alves Sales Universidade Federal do Pará
  • Jamille Paola de Souza de Jesus Universidade Federal do Pará
  • Karen Dayanne C. Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Lilliane Miranda Freitas

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034402

Palavras-chave:

produtos educacionais, catálogos digitais, divulgação científica

Resumo

Os repositórios digitais se configuram como importantes ferramentas para o acesso digital e gratuito a materiais com o potencial de contribuir positivamente nas práticas docentes. Visto isso, a presentepesquisa tem como objetivo descrever e analisar a construção de um repositório digital para hospedar acoleção “Ensino de Ciências na Escola” com 12 catálogos digitais de produtos educacionais (PE). Ametodologia consistiu em duas grandes etapas: a primeira compreendeu uma pesquisa bibliográfica em 36programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, entre 2010 a 2019, para a identificação esistematização dos PE. A segunda contemplou duas fases paralelas: i) a editoração e diagramação doscatálogos digitais, através do App Canva®; ii) construção do repositório digital. Os resultados originarammateriais educacionais que se constituem em produtos acessíveis de inovação, que visam à melhoria do ensino de Ciências e Biologia e o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Damasceno-Santos, G., Lima da Costa, W., Jamily Ferreira Hora, A., Bianca dos Santos Silva, K., Alves Sales, G., Paola de Souza de Jesus, J., … Miranda Freitas, L. (2023). Coleção Ensino de Ciências na Escola: um repositório digital como apoio pedagógico para o ensino e a formação . Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034402

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia