Atividade Experimental Problematizadora: uma análise de pH em amostras de solo com alunos do 3ºano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034404Palavras-chave:
Ensino de química, problematização, acidez e alcalinidadeResumo
A atividade experimental é considerada uma estratégia que possibilita integração entre teoria e prática durante o processo de ensino e aprendizagem. Compreendendo o potencial para o ensino de química, essa investigação teve como objetivo avaliar possíveis contribuições da abordagem experimental demonstrativa-problematizadora para construção de conhecimentos químicos sobre análise do pH do solo e a influência do caráter ácido ou alcalino para o cultivo de soja. A pesquisa qualitativa, de caráter interventivo, foi desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Marabá-PA, por meio da execução de uma sequência de ensino. Para construção de dados foram aplicados três instrumentos, sendo estes, um formulário para sondagem de conhecimentos prévios e o outro para avaliação da metodologia; por último solicitou-se aos alunos a produção de um texto sobre o tema discutido. Para interpretação de dados empregou-se estatística descritiva e análise de conteúdo (AC) com suporte do software IRAMUTEQ, no qual foi processada uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Nos resultados, verificou-se que as ideias prévias manifestadas auxiliaram na apropriação de novos conhecimentos, sendo traduzidos pelo nível de concordância sobre a contribuição dos experimentos realizados para compreensão de conceitos químicos. Com a AC, emergiram quatro categorias, expressando de forma clara como estes conhecimentos foram estruturados pelos alunos. Ademais, foi possível constatar a apropriação de conteúdos conceituais e procedimentais relativos à análise de pH do solo, demonstrando êxito no cumprimento do objetivo da pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula Silva da Cunha, Lucicléia Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.