Atividade Experimental Problematizadora: uma análise de pH em amostras de solo com alunos do 3ºano do ensino médio

Autores

  • Ana Paula Silva da Cunha Universidade do Estado do Pará
  • Lucicléia Pereira da Silva Universidade do Estado do Pará/ Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôbia https://orcid.org/0000-0002-5311-2407

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034404

Palavras-chave:

Ensino de química, problematização, acidez e alcalinidade

Resumo

A atividade experimental é considerada uma estratégia que possibilita integração entre teoria e prática durante o processo de ensino e aprendizagem. Compreendendo o potencial para o ensino de química, essa investigação teve como objetivo avaliar possíveis contribuições da abordagem experimental demonstrativa-problematizadora para construção de conhecimentos químicos sobre análise do pH do solo e a influência do caráter ácido ou alcalino para o cultivo de soja. A pesquisa qualitativa, de caráter interventivo, foi desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Marabá-PA, por meio da execução de uma sequência de ensino. Para construção de dados foram aplicados três instrumentos, sendo estes, um formulário para sondagem de conhecimentos prévios e o outro para avaliação da metodologia; por último solicitou-se aos alunos a produção de um texto sobre o tema discutido. Para interpretação de dados empregou-se estatística descritiva e análise de conteúdo (AC) com suporte do software IRAMUTEQ, no qual foi processada uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Nos resultados, verificou-se que as ideias prévias manifestadas auxiliaram na apropriação de novos conhecimentos, sendo traduzidos pelo nível de concordância sobre a contribuição dos experimentos realizados para compreensão de conceitos químicos. Com a AC, emergiram quatro categorias, expressando de forma clara como estes conhecimentos foram estruturados pelos alunos. Ademais, foi possível constatar a apropriação de conteúdos conceituais e procedimentais relativos à análise de pH do solo, demonstrando êxito no cumprimento do objetivo da pesquisa.

Biografia do Autor

Lucicléia Pereira da Silva, Universidade do Estado do Pará/ Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôbia

Possui graduação em Licenciatura em Química (2003), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2005) pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Ciências Ambientais (2016) pela Universidade Federal de Goiás. Professora adjunta I da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Possui experiência e desenvolve pesquisa em Ensino de Química e Ensino de Ciências, com destaque para a linha Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia.

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Publicado

2023-04-15

Como Citar

Silva da Cunha, A. P., & Pereira da Silva, L. . (2023). Atividade Experimental Problematizadora: uma análise de pH em amostras de solo com alunos do 3ºano do ensino médio. Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034404

Edição

Seção

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia