O uso do extrato de Alternanthera brasiliana L. como indicador ácido-base no ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034411Palavras-chave:
experimentação na química, indicadores naturais, ensino e aprendizagemResumo
A utilização de propostas didáticas no ensino de química, que usem a experimentação, pode auxiliar na compreensão de conteúdos abstratos, como contribuir para motivar e despertar o interesse dos alunos durante as aulas. Diante disso, o presente estudo teve por objetivo investigar a capacidade do extrato das folhas da espécie Alternanthera brasiliana como indicador natural para o uso em aula experimental de química. Para tanto, foi necessário quantificar o teor de antocianinas monoméricas totais, além de determinar o comprimento de onda de máxima absorbância do extrato como, também, o valor de pKind. No teste de coloração, prepararam-se soluções que variam de pH 2 a 12, sendo adicionadas 6 gotas do indicador natural em cada solução, de modo a observar a variação da coloração das soluções em relação ao pH do meio. As colorações apresentadas pelas soluções foram: rosa (pH de 2 a 9) e amarelo (pH 10 a 12). A partir das demais análises realizadas, pode-se concluir que apesar do extrato das folhas não apresentarem altos teores de antocianinas (7,54 mg/100 g), demonstrou potencial para indicar soluções alcalinas acima de pH 9, podendo ser notada uma mudança de coloração visível de rosa para amarelo. Assim, a metodologia utilizada nesta pesquisa pode ser incorporada como prática de laboratório nas aulas de química.
Palavras-chave: experimentação na química, indicadores naturais, ensino e aprendizagem
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lohanne Conceição Sarmento, Dhulyan Maglim Magalhães Lima, Eduardo Zaragoza Ramos, Endril Pablo Brasil de Freitas, Ronilson Freitas de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.