Discussões Curriculares no Ensino e suas Relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade e História da Ciência

Authors

  • Maria Elane Mendonça Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Nirly Araujo dos Reis Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112702

Keywords:

currículo, CTS, história da ciência.

Abstract

O presente trabalho busca apresentar uma discussão sobre o currículo escolar, argumentando acerca de alguns aspectos que norteiam o tema no âmbito do ensino de ciências, apontando características do currículo vigente e em contrapartida, debatendo tendências a fim de compor um currículo crítico. Defende-se um currículo, considerando às interações CTS, atreladas a História da Ciência, de modo que tal relação possa contribuir para o desenvolvimento de atitudes e valores, isto é, ter posição crítica diante de problemas sociais. Um currículo crítico deve ir além de visões não equivocadas de ciência e de ensinar ciência, e, nesse caso, o professor deve atuar em um processo de mediação docente. O desenvolvimento dessas atividades permitem argumentar acerca da possibilidade do uso dessas tendências frente ao ensino desfragmentado e disciplinar, portanto, é imprescindível intensificar discussões curriculares críticas já nos cursos superiores, para que assim, tais tendências sejam incorporadas ao cotidiano escolar.

Author Biographies

Maria Elane Mendonça Santos, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/7327790492010481

Nirly Araujo dos Reis, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/4106755765069588

Erivanildo Lopes da Silva

http://lattes.cnpq.br/9732707316008939

Published

2016-11-21

How to Cite

Santos, M. E. M., Reis, N. A. dos, & Silva, E. L. da. (2016). Discussões Curriculares no Ensino e suas Relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade e História da Ciência. Scientia Plena, 12(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112702

Issue

Section

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade