Estrutura da Matéria: buscando discutir História da Ciência e Mapas Conceituais no Ensino Superior
Palavras-chave:
estrutura da matéria, mapas conceituais, história da ciênciaResumo
O presente trabalho busca apresentar os resultados de um estudo sobre as contribuições de episódios históricos na aprendizagem conceitual sobre estrutura da matéria, realizado com estudantes de licenciatura em Química, em que se utilizou mapas conceituais como ferramenta para tratar o conhecimento dos alunos. Nos últimos anos vêm crescendo as atribuições ao estudo da Química, classificada por estudantes do ensino médio como uma matéria difícil, complicada e com um alto caráter memorístico. Nessa perspectiva, tendo em vista a importância da História da Ciência para o Ensino de Química, sobretudo no que se refere às discussões acerca do processo de elaboração do conhecimento científico e dos mapas conceituais (MC) como uma alternativa em contraposição aos métodos tradicionais de avaliação, cabe destacar os mapas conceituais como uma ferramenta para analisar como alguns licenciandos em Química organizam seu conhecimento sobre estrutura da matéria à luz dos debates e episódios da História da Ciência. Os resultados indicam uma evolução conceitual dos licenciandos em torno da estrutura da matéria, sobretudo no que se refere à epistemologia do conceito, entretanto alguns estudantes apresentaram dificuldades no estabelecimento de relações significativas, e outros critérios presentes nos MC, de acordo com os propostos por Novak, o que pode ser indicativo não somente de confusões na compreensão dos conceitos, mas principalmente no entendimento da construção dos MC.Downloads
Publicado
2015-06-17
Como Citar
Reis, N. A. dos, & Silva, E. L. da. (2015). Estrutura da Matéria: buscando discutir História da Ciência e Mapas Conceituais no Ensino Superior. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2514
Edição
Seção
Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.