Falando da Vitamina C por meio do Teatro de Mamulengo Objetivando a Popularização da Ciência

Everton Santos Oliveira, Fernando Carvalho Santos, Leonardo Andrade da Cunha, Jussiene Costa, M. L. Santos, Erivanildo Lopes da Silva

Resumo


O projeto Química também é cultura: show da química com teatro III busca popularizar a ciência no agreste e no sertão sergipano por meio da dramatização. Dessa forma, teatro, música, história com conceitos e experimentos científicos são unidos de modo que as dimensões humana e cultural se façam presentes no fazer ciência. Busca-se, nesse contexto, debater sobre aspectos da cultura nordestina, sobretudo problematizando os conhecimentos científicos e os saberes religiosos. Assim, para o desenvolvimento do projeto, optamos por trabalhar com o teatro de mamulengo, não só por ser autenticamente da cultura nordestina, mas também por poder transmitir saberes nas apresentações. Este trabalho apresenta um recorte das narrativas e uma parte experimental, ambos desenvolvidos no projeto, de forma que conhecimentos químicos são relacionados à determinação de algumas propriedades da vitamina C. A narrativa aqui exposta aborda ainda o confronto entre o conhecimento científico e o religioso.

 


Palavras-chave


Popularização da ciência; Mamulengo; Conhecimento químico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.