Atividades experimentais com arduino abordando fundamentos da cinemática, termometria e eletrodinâmica na escola estadual de ensino médio Dr. Gabriel Sales Pimenta em Marabá (PA)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074811Palavras-chave:
Ensino de Física, Inovação, Arduino.Resumo
Atualmente, nas aulas de física do ensino médio, salvo raras exceções, observa-se uma disparidade com relação às atividades de ensino aprendizagem em física: de um lado, professores que ensinam fórmulas (receitas) para resolução de problemas, e do outro, estudantes com inúmeras dificuldades na compreensão da maioria dos conteúdos de física. Hoje em dia, torna-se inconcebível a ideia de se fazer ensino sem a inserção de ferramentas computacionais na análise científica ou em atividades experimentais de um modo geral, principalmente quando dessa prática, requer-se uma compreensão ampla sobre os fenômenos envolvidos nessa análise. Acredita-se que o desenvolvimento de atividades utilizando placas de prototipagem assim como o Arduino quer por sua versatilidade, custo, dentre outros, aliadas às teorias de ensino, em especial, voltadas ao ensino de física, talvez seja a linha de pesquisa que tenha dispensado maiores esforços e investimentos nos últimos anos há diversas pesquisas na área disponíveis na literatura. Nesse artigo, apresenta-se os resultados quanto à implementação de atividades experimentais utilizando a placa como ferramenta auxiliar de ensino abordando conteúdos de Cinemática, Termometria e Eletrodinâmica voltadas aos estudantes do ensino médio de uma escola da Rede Pública Estadual do município de Marabá - Pará.
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