Modelos mentais para representação atômica numa perspectiva de aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074815Palavras-chave:
modelos mentais, modelos atômicos, aprendizagem significativaResumo
Em diversas áreas da ciência é comum utilizar o termo modelo como uma representação analógica de um fenômeno, relacionando-o as memórias cotidianas para obter um quadro mental que possibilite a sua compreensão. Ao utilizar esse termo para definir fenômenos atômicos é necessário um amplo grau de abstração, pois o mesmo se distancia do cotidiano exigindo representações análogas a realidade. A partir da compreensão de que o termo modelo é em muitas áreas utilizado como uma representação abstrata é que este trabalho torna-se imprescindível. Outra importante contribuição é analisar a didática utilizada pelos professores de Ciências ao abordarem esse termo em suas práticas. Além do processo de formação dos modelos mentais na perspectiva da construção de conhecimento. O presente trabalho analisou um questionário contendo 3 (três) questões referentes a, por exemplo, constituição e movimento atômico. As análises realizadas após a aplicação do questionário revelaram dificuldades relacionadas ao processo em que ocorre o ensino e aprendizagem acerca do conteúdo referente aos modelos atômicos e nas representações e estruturas cognitivas utilizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.