Uma abordagem sobre PCHs no ensino médio como ferramenta introdutória para o ensino sobre energias renováveis.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074805Palavras-chave:
Pequenas Centrais Hidrelétricas, Energia Renovável, Ensino de Física.Resumo
Este trabalho foca no ensino sobre pequenas centrais hidrelétricas como um tema gerador inicial para a abordagem dos conceitos físicos de hidrostática, hidrodinâmica e eletromagnetismo para alunos no ensino médio da rede pública estadual de ensino. Ele foi realizado com turmas do terceiro ano, em duas escolas na cidade de Marabá, no estado do Pará. Foram utilizadas simulações computacionais do Projeto Phet para complementar o entendimento dos conceitos teóricas. Os resultados obtidos evidenciaram que houve melhorias significativas quando comparados aos resultados de um grupo piloto. Houve também a preocupação em fomentar o debate sobre a mudança climática no contexto do problema da utilização das fontes não renováveis de energia e viabilidade de substituição de tais fontes por aquelas que são renováveis.Downloads
Publicado
2019-08-09
Como Citar
Oliveira, L. S. S., Ferreira, F. C. L., & Gomes, L. M. (2019). Uma abordagem sobre PCHs no ensino médio como ferramenta introdutória para o ensino sobre energias renováveis. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074805
Edição
Seção
V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.