Ensino de física moderna e contemporânea na última década: revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074809Palavras-chave:
Física Moderna, Física Contemporânea, Ensino MédioResumo
O presente artigo apresenta a análise de resultados de artigos científicos publicados em três periódicos nacionais da área de ensino de ciência durante os anos de 2008 a 2018 e que abordam os temas Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. O levantamento na base de dados eletrônica dos periódicos pesquisados retornou 78 artigos em consulta pelas palavras chave “Física moderna”, “Física Contemporânea” e “Ensino médio”, que após análise mais criteriosa de seus conteúdos, verificou-se 40 artigos diretamente ligados à temática da pesquisa em tela. Observou-se com isso, que a maior parte da pesquisa durante esta década visa sugerir atividades didáticas para aplicação em sala de aula de conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC), embora menos da metade destas incluem em sua metodologia a aplicação da atividade sugerida num ambiente real de ensino aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.