Uma abordagem sobre PCHs no ensino médio como ferramenta introdutória para o ensino sobre energias renováveis.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074805Keywords:
Pequenas Centrais Hidrelétricas, Energia Renovável, Ensino de Física.Abstract
Este trabalho foca no ensino sobre pequenas centrais hidrelétricas como um tema gerador inicial para a abordagem dos conceitos físicos de hidrostática, hidrodinâmica e eletromagnetismo para alunos no ensino médio da rede pública estadual de ensino. Ele foi realizado com turmas do terceiro ano, em duas escolas na cidade de Marabá, no estado do Pará. Foram utilizadas simulações computacionais do Projeto Phet para complementar o entendimento dos conceitos teóricas. Os resultados obtidos evidenciaram que houve melhorias significativas quando comparados aos resultados de um grupo piloto. Houve também a preocupação em fomentar o debate sobre a mudança climática no contexto do problema da utilização das fontes não renováveis de energia e viabilidade de substituição de tais fontes por aquelas que são renováveis.Downloads
Published
2019-08-09
How to Cite
Oliveira, L. S. S., Ferreira, F. C. L., & Gomes, L. M. (2019). Uma abordagem sobre PCHs no ensino médio como ferramenta introdutória para o ensino sobre energias renováveis. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074805
Issue
Section
V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work