Inferindo sobre aprendizagem via experimentos de física elaborados com material de baixo custo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012725Keywords:
Experimentação no ensino de Física, Aprendizagem significativa, Ensino fundamentalAbstract
Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de inferir sobre a aprendizagem de conceitos de Física usando como metodologia experimentos de física elaborados a partir de materiais de baixo custo. Para isso, foram desenvolvidas atividades experimentais na sala de aula de uma escola municipal da cidade de Marabá (Pará). Os estudantes escolhidos para o desenvolvido das atividades propostas neste trabalho foram os do 9ª ano. Como referencial teórico utilizou-se da aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa mostra que é possível estabelecer ótima relação entre o aprendizado dos conceitos de Física e a disposição dos discentes em aprender, o que foi constatado por meio do entusiasmo, motivação, interesse em descobrir além dos conceitos apresentados em sala de aula e do nível de compreensão manifestada por eles. Neste processo, o papel do docente é importante ao conduzir esse tipo de atividade para alcançar bons resultados no ensino e aprendizagem, mas é imprescindível que os discentes sintam-se instigados e motivados à aprender algo proposto. Tal resultado está relacionado às respostas dos discentes referentes aos questionários aplicados, os quais promoveram momentos para analisar e avaliar os seus próprios conhecimentos. Desse modo, este trabalho permitiu aos discentes a pensar de forma diferente, bem como promovendo uma visão diferenciada sobre os conceitos de Física. Talvez isto possa ser considerado como um grande desafio, mas podendo ser superado com a utilização de modelos práticos, situações cotidianas e vivenciadas pelo discente, mostrando uma Física não dogmática, mais crítica e palpável.Downloads
Published
2017-01-13
How to Cite
Furtado, I. L., Ferreira, F. C. L., Oliveira, J. E. de, & de Sousa, F. F. (2017). Inferindo sobre aprendizagem via experimentos de física elaborados com material de baixo custo. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012725
Issue
Section
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work