Modelagem computacional aplicada à flambagem elástica de colunas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081310Palavras-chave:
Flambagem, Carga Crítica, Simulação NuméricaResumo
Flambagem é um fenômeno de instabilidade que ocorre em elementos estruturais esbeltos submetidos à carregamento de compressão. A flambagem elástica é caracterizada por uma repentina deflexão lateral do membro estrutural esbelto, quando a carga crítica de flambagem é atingida. Em colunas a flambagem elástica é considerada o colapso da estrutura. O objetivo desse trabalho é apresentar três diferentes modelos computacionais para tratar a flambagem elástica de colunas. O software ANSYS, que é baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF), foi adotado para desenvolver esses modelos, empregando os elementos BEAM189, SHELL93 e SOLID45. As condições de contorno e a carga compressiva devem ser aplicadas de maneira específica em cada modelo, dependendo das características do elemento finito. As seguintes condições de contorno para a coluna foram consideradas: (a) birrotulada, (b) engastada-livre, (c) biengastada e (d) engastada-rotulada. As soluções analíticas, para as condições de contorno consideradas, foram usadas para a verificação dos modelos computacionais empregados. Todos os resultados numéricos obtidos estão em concordância com os analíticos, sendo a maior diferença encontrada de 2,83 %. Além disso, as formas flambadas das colunas obtidas numericamente também estão de acordo com as configurações teóricas. A vantagem para o uso dos modelos computacionais desenvolvidos com os elementos finitos SHELL93 e SOLID45 é a possibilidade de analisar colunas com furos ou com geometrias complexas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.