Análise paramétrica de um painel com enrijecedor sob flambagem elástica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081317Palavras-chave:
painel enrijecido, flambagem, Método dos Elementos FinitosResumo
As estruturas navais e offshore são constituídas, basicamente, de painéis enrijecidos. Quando submetidos a carregamentos compressivos, surge a preocupação em relação ao comportamento desses em relação à flambagem. O fenômeno da flambagem ocorre em peças esbeltas que, quando submetidas à compressão axial, após atingida a carga crítica, sofrem uma deflexão transversal. Peças sob flambagem podem perder sua estabilidade sem que o material tenha atingido sua tensão de escoamento. O objetivo do presente trabalho é realizar, através de modelagem computacional, a análise linear de um painel quando submetido à flambagem elástica. Esse painel é constituído por uma chapa plana e um reforço no formato de barra. Através de um modelo computacional desenvolvido no software ANSYS®, o qual se baseia no Método dos Elementos Finitos, foi feita a variação dos parâmetros geométricos desse painel, sendo possível avaliar a influência do aumento da espessura da placa, espessura do enrijecedor e altura do enrijecedor no valor da tensão crítica de flambagem do painel. Os resultados mostram a grande influência da presença dos enrijecedores na determinação da carga crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.