Estudo experimental e computacional de um compressor de refrigeração operando sob condições controladas em uma câmara calorimétrica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081329Palavras-chave:
Refrigeração por hidrocarbonestos, compressores, simulação computacional.Resumo
A utilização de compressores com acionamento por frequência variável tem sido uma alternativa para a redução da energia elétrica em instalações de refrigeração.Neste trabalho, foram avaliados alguns parâmetros de desempenho de um compressor de refrigeração trabalhando com acionamento do motor elétrico sob frequências de 50 Hz e 60 Hz, utilizando o fluido refrigerante R-404a. Dessa forma, foram realizadas medições em uma câmara calorimétrica submetida a temperatura constante de 32,2 °C. As grandezas medidas foram: temperaturas de bulbo seco e úmido da câmara calorimétrica, velocidade do ar no evaporador, temperaturas de bulbo seco e umidade relativa do ar na área de face do evaporador e no insuflamento, pressões de sucção e descarga do compressor, tensão e corrente elétrica do motor de acionamento do compressor.Dessas medições foram obtidas a capacidade e a potência consumida pelo motor elétrico de acionamento do compressor, as quais foram utilizadas para determinação do coeficiente de performance e da eficiência isoentrópica do compressor. Além disso, foi realizda a modelagem matemática e a simulação computacional da capacidade de refrigeração do compressor, utilizando tanto os dados de desempenho fornecidos pelo fabricante, quanto aqueles provenientes das medições. O resultados mostraram que o modelo obtido através das medições possui menores desvios do em relação ao desenvolvido através dos dados provenientes do fabricante para as condições estudadas. Além disso, os melhores desempenhos são alcançados para acionamento com frequência de 60 Hz em relação a de 50 Hz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.