Estudo de adsorção de corante vermelho Congo sobre materiais tipo Ni2O3/NaZSM-5
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.124201Palavras-chave:
adsorção, vermelho Congo, Ni2O3/NaZSM-5Resumo
Neste trabalho, foram desenvolvidos materiais do tipo Ni2O3/NaZSM-5 e avaliados na adsorção de corante vermelho Congo. A zeólita NaZSM-5 foi obtida a partir da zeólita NH4ZSM-5 comercial através de troca iônica e óxido de níquel(III) foi incorporado na NaZSM-5, em diferentes proporções, por mecanossíntese. Os adsorventes foram caracterizados utilizando adsorção e dessorção de N2, difratometria de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e determinado o pH do ponto de carga zero (PCZ). Os resultados de remoção do vermelho Congo por adsorção em fase líquida mostrou que os adsorventes contendo óxido de níquel(III) (10% Ni2O3/NaZSM-5 e 20% Ni2O3/NaZSM-5) apresentaram eficiência de adsorção 5 e 9% maior do que a NaZSM-5. Estudos cinéticos mostraram que o modelo de pseudo segunda ordem exibiu o melhor ajuste com os dados experimentais com valores de R2 mais próximos da unidade. O estudo de reutilização dos adsorventes foi avaliado e apresentou resultados promissores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sara de Jesus Santos, Anne Michelle Garrido Pedrosa, Marcelo José Barros de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.