Pirólise catalítica do polietileno de alta densidade (PEAD) utilizando catalisadores zeolíticos do tipo ferrierita contendo óxido de lantânio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.044201Palavras-chave:
PEAD, pirólise catalítica, zeólita ferrieritaResumo
O presente trabalho visou estudar uma forma tecnológica para degradação catalítica de um plástico que responde por grande parte do consumo brasileiro, o polietileno de alta densidade (PEAD). Como catalisadores foram utilizados a zeólita ferrierita na forma ácida (H-FER), o óxido de lantânio (La2O3) e a H-FER contendo 10 e 20% de La2O3. Os catalisadores obtidos foram caracterizados por difratometria de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e adsorção de nitrogênio. Os ensaios de pirólise térmica e catalítica foram realizados via TG/DTG. Através das análises de DRX foi possível observar que a estrutura cristalina da H-FER não foi afetada pela incorporação do La2O3. A morfologia dos materiais La2O3/H-FER observadas via MEV foi característica da zeólita H-FER e pode também ser observada a fase do La2O3. Para as amostras de H-FER com La2O3 incorporado ocorreu um gradual decréscimo da área superficial específica com o aumento de teor de La2O3. Os resultados obtidos foram promissores, mostrando o papel dos catalisadores na redução das temperaturas de pirólise (de até 77 °C) e energia de ativação (de até 128 kJ/mol), quando comparado com a pirólise térmica do PEAD. Em termos de redução da energia de ativação aparente observou-se que os materiais tiveram a seguinte escala de redução 10% La2O3/H-FER > H-FER > 20% La2O3 > La2O3 > PEAD puro. Os resultados sugerem que os catalisadores podem ser usados para a pirólise catalítica do PEAD, com destaque para os materiais 10% La2O3/H-FER e H-FER que foram mais eficientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joedson do Espírito Santo Celestino, Anne Michelle Garrido Pedrosa , Marcelo José Barros Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.