Contribuições de uma sequência didática sobre reprodução humana para processo de aprendizagem de alunos marajoaras
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034406Palavras-chave:
ciências, metodologias ativas, sequência didáticaResumo
Os resultados apresentados e discutidos neste estudo são provenientes da sequência didática (SD) desenvolvida na pesquisa “O Uso de Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem de Ciências: uma proposta de Sequência Didática sobre Reprodução Humana em contexto amazônico marajoara”. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições de uma sequência didática para a aprendizagem de reprodução humana para alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública na Ilha do Marajó. Este estudo é uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública do município de Soure/PA, cujos dados foram coletados por meio da observação participante e dos testes pré e pós SD aplicados em sala de aula no início e fim da SD desenvolvida. Os resultados apontam que a SD, demonstrou ser uma estratégia facilitadora do desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação aos conceitos de Reprodução Humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paloma Barboza dos Santos, Alcindo da Silva Martins Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.