Análise numérica da profundidade de submersão de um dispositivo coluna de água oscilante submetido à incidência de um espectro de ondas do tipo Pierson-Moskowitz
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049910Palavras-chave:
Coluna de Água Oscilante, Espectro de Ondas, Modelagem ComputacionalResumo
Hoje em dia a utilização de energia no mundo é amplamente discutida, e, portanto é necessário que novas fontes renováveis de energia surjam. Uma fonte energética disponível é o oceano, onde a energia contida nas ondas do mar pode ser transformada em energia elétrica. Este trabalho tem o objetivo analisar numericamente o efeito da profundidade de submersão na potência hidropneumática disponível de um dispositivo conversor de energia das ondas do mar em energia elétrica, cujo princípio de funcionamento é o Coluna de Água Oscilante (CAO). Para representar o problema computacionalmente utilizou-se o modelo Volume of Fluid na interação fluido-estrutura entre a onda e o dispositivo CAO num tanque de ondas. Além disso, é considerado o espectro de Pierson-Moskowitz, que representa condições de mar. Neste estudo, as características do espectro de ondas foram: período significativo Ts = 7,50 s, profundidade h = 10 m e altura significativa Hs =1,50 m. Os resultados indicam que a profundidade de submersão do dispositivo CAO, para as configurações geométricas e condições de mar adotadas neste trabalho, não tem influência significativa na potência hidropneumática disponível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.