Caracterização estrutural e morfológica de compostos químicos para produção vítrea
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074810Palavras-chave:
técnicas de caracterização, compostos químicos, vidros.Resumo
No presente trabalho foram realizadas medidas de Difração de Raios X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva (EED) em óxido de alumínio (Al2O3), carbonato de cálcio (CaCO3) e nitrato de prata (AgNO3). O difratograma do Al2O3 revelou a fase α ou corindo, a fase observada no CaCO3 foi a calcita, e no AgNO3 foram observadas as fases relacionadas a prata. Todos os difratogramas estudados apresentaram planos cristalinos. A imagem do Al2O3, obtida por MEV revelou a presença de aglomerados e uma morfologia formada por plaquetas hexagonais, no CaCO3 foi observada uma estrutura com forma romboédrica-hexagonal eno AgNO3 uma morfologia elipsoidal. A análise de EED realizada no Al2O3 mostrou a presença de alumínio e oxigênio, no CaCO3 foi observado cálcio, carbono e oxigênio. As análises de EED realizadas nas amostras investigadas revelaram compostos livres de impurezas. O presente trabalho tem como objetivo, caracterizar os compostos químicos que serão utilizados na produção de diferentes espécimes vítreas para aplicações dosimétricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.