Inferindo sobre aprendizagem via experimentos de física elaborados com material de baixo custo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012725Palavras-chave:
Experimentação no ensino de Física, Aprendizagem significativa, Ensino fundamentalResumo
Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de inferir sobre a aprendizagem de conceitos de Física usando como metodologia experimentos de física elaborados a partir de materiais de baixo custo. Para isso, foram desenvolvidas atividades experimentais na sala de aula de uma escola municipal da cidade de Marabá (Pará). Os estudantes escolhidos para o desenvolvido das atividades propostas neste trabalho foram os do 9ª ano. Como referencial teórico utilizou-se da aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa mostra que é possível estabelecer ótima relação entre o aprendizado dos conceitos de Física e a disposição dos discentes em aprender, o que foi constatado por meio do entusiasmo, motivação, interesse em descobrir além dos conceitos apresentados em sala de aula e do nível de compreensão manifestada por eles. Neste processo, o papel do docente é importante ao conduzir esse tipo de atividade para alcançar bons resultados no ensino e aprendizagem, mas é imprescindível que os discentes sintam-se instigados e motivados à aprender algo proposto. Tal resultado está relacionado às respostas dos discentes referentes aos questionários aplicados, os quais promoveram momentos para analisar e avaliar os seus próprios conhecimentos. Desse modo, este trabalho permitiu aos discentes a pensar de forma diferente, bem como promovendo uma visão diferenciada sobre os conceitos de Física. Talvez isto possa ser considerado como um grande desafio, mas podendo ser superado com a utilização de modelos práticos, situações cotidianas e vivenciadas pelo discente, mostrando uma Física não dogmática, mais crítica e palpável.Downloads
Publicado
2017-01-13
Como Citar
Furtado, I. L., Ferreira, F. C. L., Oliveira, J. E. de, & de Sousa, F. F. (2017). Inferindo sobre aprendizagem via experimentos de física elaborados com material de baixo custo. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012725
Edição
Seção
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.