O uso de simuladores via smartphone no ensino de ciência como ferramenta pedagógica na abordagem de conteúdos contextualizados de física
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012713Palavras-chave:
Simuladores, smartphone, ensino de Ciências, conteúdos de FísicaResumo
Neste trabalho, discutiram-se metodologias voltadas para o uso de simuladores via smartphone no ensino de conceitos e fenômenos físicos estudados na disciplina de Ciências Naturais nas series finais do ensino fundamental, como exemplo, utilizamos temas de óptica. Muito professores enfrentam o problema do uso impróprio de celulares smartphones pelos alunos durante as aulas, pois os mesmos acabam sendo motivo de distração. Pensando nisso a proposta desse trabalho é expor exemplos de como utilizar esta tecnologia inovadora de forma pedagógica no ensino de Ciências através de simuladores interativos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente às teorias de aprendizagem e pesquisas voltadas para o uso destas tecnologias midiáticas no ensino. Objetivou-se assim, dar aos conteúdos de físicas abordados no ensino fundamental um caráter menos abstrato, assim como, proporcionar ao aluno um papel mais ativo e interativo no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.