Níveis de conhecimento esperados dos alunos: uma ferramenta na análise de questões utilizadas na avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112713Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Níveis de Conhecimento, Educação Matemática, razões trigonométricas.Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar os resultados acerca da análise inicial e final de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), discutindo quais as questões que podem proporcionar a identificação das concepções prévias e da evolução conceitual acerca dos níveis de conhecimento esperados dos alunos. O referencial teórico utilizado foi o da Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e dos níveis de conhecimento esperados dos alunos, de Robert. A pesquisa foi do tipo qualitativa, e utilizamos como metodologia um teste inicial para análise inicial dos conhecimentos prévios dos alunos e um teste final para análise da sua evolução conceitual. Concluímos que os Níveis de Conhecimento se tornaram uma importante ferramenta de sala de aula para construção e avaliação de uma UEPS, proporcionando um melhor direcionamento para o trabalho das situações e atividades utilizadas, o reconhecimento dos conhecimentos prévios e a evolução conceitual dos alunos.
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