Reflexões sobre a formação inicial docente em química a partir de memórias de professores/as
Palavras-chave:
Formação Inicial, Licenciatura em Química, Identidade DocenteResumo
Este trabalho faz parte de um estudo mais amplo, que buscou compreender elementos da construção da identidade docente em Química. A partir dessas investigações, apresentam-se neste artigo algumas reflexões sobre os elementos presentes na trajetória de formação inicial desses/as professores/as para a construção de suas identidades profissionais. Tais reflexões contribuem para o aprofundamento das investigações sobre a formação de professores/as de Química, destacando a necessidade de debater essas compreensões nos cursos de licenciatura. O trabalho teve como referencial metodológico a pesquisa qualitativa, através do método história de vida de sete professores/as iniciantes na atuação docente em Química. Os principais elementos constituintes da identidade e formação docentes desses/as professores/as destacados foram a elaboração das atividades temáticas nas disciplinas de ensino de Química e, no período dos estágios, as atividades de extensão, as relações estabelecidas entre os/as professores/as desta etapa de formação, a participação de eventos científicos e projetos de pesquisa e extensão que proporcionaram aos professores/as a continuidade da sua formação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.