Ciências, culturas e educação: reflexões acerca do “eu” e do “outro” em um processo formativo docente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112704Palavras-chave:
Cultura 1, Educação 2, Identidade 3Resumo
Esta investigação foi desenvolvida junto às ações dos programas PIBID/ PRODOCÊNCIA/CAPES da área de Química/Ciências- UFS do Campus Itabaiana. As ações de ensino, pesquisa e extensão desse subprojeto foram desenvolvidas em seis colégios estaduais sergipanos, durante os anos de 2012 à 2014. O objetivo deste trabalho é analisar, a partir dos contatos e convívio com uma comunidade quilombola, as reflexões de duas bolsistas pibidianas acerca do “eu” e do “outro”. A perspectiva etnográfica e o relato autobiográfico constituem a metodologia do trabalho. Os métodos de coleta de dados foram o diário de campo e as observações. Assim, este trabalho possibilitou uma reflexão acerca das opiniões e visões das pesquisadoras/bolsistas sobre à cultura afro-brasileira, mais especificamente, das visões acerca de “nós” e dos “outros”, conforme exposto por Candau, buscando uma reflexão acerca da construção, histórica e culturalmente situada, da identidade docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.