Contribuições do projeto “Horticultura e Sustentabilidade” no ensino das Ciências em escola pública de Salgado- SE

Autores

  • Lorena Queiroz Pimentel Universidade Federal de Sergipe. CESAD - Curso de Química Licenciatura
  • Edigean Aquino Dias Universidade Federal de Sergipe - Curso de Licenciatura em Química, Departamentos de Química - CESAD/UFS.
  • Assicleide da Silva Brito Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Química. CESAD/UFS.
  • Jacqueline Lima da Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS/CESAD

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem, projetos temáticos, educação ambiental,

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar as contribuições do projeto “Horticultura e Sustentabilidade” desenvolvida em uma escola pública de Salgado-SE. Este trabalho objetiva apresentar as ações desenvolvidas do projeto; refletir sobre a importância das ações para a formação dos alunos a partir das visões dos participantes do projeto, alunos e professores; compreender as relações estabelecidas com as discussões e estudo na área de ensino de Química com demais áreas de conhecimento. Para isso, contou-se com a abordagem de pesquisa qualitativa na descrição do objeto de investigação e pesquisa de campo. Nesse sentido, refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química, qual sua influência para os alunos e professores nas relações estabelecidas durante a realização das atividades para a disciplina de Química e ambiente escolar, quais conhecimentos desenvolvidos e adquiridos pelos alunos e professores. A partir da investigação realizada foi possível compreender que o projeto desenvolvido na escola permitiu dinamicidade ao ensino de Ciências, desenvolvendo o trabalho coletivo.  Os temas abordados no projeto da a possibilidade de estudar vários assuntos sobre as questões de cuidado com o ambiente. Os alunos podem verificar na prática todos esses conceitos, proporcionando uma visão mais aproximada de sua realidade e também uma maior conscientização sobre as questões sociais e ambientais.

Biografia do Autor

Lorena Queiroz Pimentel, Universidade Federal de Sergipe. CESAD - Curso de Química Licenciatura

acadêmica do curso de Licenciatura em Química do CESAD/UFS.

Edigean Aquino Dias, Universidade Federal de Sergipe - Curso de Licenciatura em Química, Departamentos de Química - CESAD/UFS.

acadêmico do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe - CESAD.

Assicleide da Silva Brito, Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Química. CESAD/UFS.

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo departamento de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Professora coordenadora do CESAD/UFS. professora substituta no departamento de Química da UFS. Graduação em Licenciatura em Química pela UFS.

Jacqueline Lima da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS/CESAD

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo departamento de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Tutora do CESAD/UFS. Graduação em Licenciatura em Química pela UFS.

Downloads

Publicado

2015-06-17

Como Citar

Pimentel, L. Q., Dias, E. A., Brito, A. da S., & da Silva, J. L. (2015). Contribuições do projeto “Horticultura e Sustentabilidade” no ensino das Ciências em escola pública de Salgado- SE. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2549

Edição

Seção

Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)