Contribuições do projeto “Horticultura e Sustentabilidade” no ensino das Ciências em escola pública de Salgado- SE
Palavras-chave:
ensino e aprendizagem, projetos temáticos, educação ambiental,Resumo
Esta pesquisa buscou investigar as contribuições do projeto “Horticultura e Sustentabilidade” desenvolvida em uma escola pública de Salgado-SE. Este trabalho objetiva apresentar as ações desenvolvidas do projeto; refletir sobre a importância das ações para a formação dos alunos a partir das visões dos participantes do projeto, alunos e professores; compreender as relações estabelecidas com as discussões e estudo na área de ensino de Química com demais áreas de conhecimento. Para isso, contou-se com a abordagem de pesquisa qualitativa na descrição do objeto de investigação e pesquisa de campo. Nesse sentido, refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química, qual sua influência para os alunos e professores nas relações estabelecidas durante a realização das atividades para a disciplina de Química e ambiente escolar, quais conhecimentos desenvolvidos e adquiridos pelos alunos e professores. A partir da investigação realizada foi possível compreender que o projeto desenvolvido na escola permitiu dinamicidade ao ensino de Ciências, desenvolvendo o trabalho coletivo. Os temas abordados no projeto da a possibilidade de estudar vários assuntos sobre as questões de cuidado com o ambiente. Os alunos podem verificar na prática todos esses conceitos, proporcionando uma visão mais aproximada de sua realidade e também uma maior conscientização sobre as questões sociais e ambientais.Downloads
Publicado
2015-06-17
Como Citar
Pimentel, L. Q., Dias, E. A., Brito, A. da S., & da Silva, J. L. (2015). Contribuições do projeto “Horticultura e Sustentabilidade” no ensino das Ciências em escola pública de Salgado- SE. Scientia Plena, 11(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/2549
Edição
Seção
Escola de Verão em Educação Química e Seminário Integrador do PIBID/Química
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.