Modelando um sistema Tutor Multiagentes para auxiliar na aprendizagem da Matemática

Autores

  • Fernanda Krumreich Helms Universidade Federal de Pelotas/UFPel
  • Aline Brum Loreto Universidade Federal de Pelotas/UFPel
  • Diana Francisca Adamatti Fundação Universidade de Rio Grande/FURG
  • Cristiane Leitzke Buss Universidade Federal de Pelotas/UFPel
  • André Andrejew Ferreira Universidade Federal de Pelotas/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081330

Palavras-chave:

Multiagentes, Aprendizagem e Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma modelagem de agentes pedagógicos para desenvolver um sistema tutor baseado em multiagentes a fim de auxiliar na aprendizagem da Matemática no ensino médio. Mais especificamente, modela-se um tutor para auxiliar o aluno na resolução de exercícios para aprendizagem do conteúdo de equações algébricas. Com o desenvolvimento do sistema tutor multiagentes espera-se incentivar o estudo de Matemática, de forma lúdica, com auxílio de uma ferramenta computacional e reforçar os conteúdos da Matemática do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Fernanda Krumreich Helms, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Curso de Ciência da Computação

Aline Brum Loreto, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Computação.

Diana Francisca Adamatti, Fundação Universidade de Rio Grande/FURG

Centro de Ciências Computacionais-C3

Cristiane Leitzke Buss, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática/PPGECM

André Andrejew Ferreira, Universidade Federal de Pelotas/UFPel

Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática/PPGECM

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Helms, F. K., Loreto, A. B., Adamatti, D. F., Buss, C. L., & Ferreira, A. A. (2015). Modelando um sistema Tutor Multiagentes para auxiliar na aprendizagem da Matemática. Scientia Plena, 11(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081330

Edição

Seção

VI Conferência Sul em Modelagem Computacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)