Um Estudo de Caso sobre Reflexologia e a Visão
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049904Palavras-chave:
Reflexologia. Sinais cerebrais. Neurociência.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre os lobos cerebrais com estímulos em regiões da mão com base nos conceitos de reflexologia, visto que a comprovação deste método natural não possui comprovação pela comunidade científica. Reflexologia é um método de tratamento que utiliza a massagem em áreas dos pés e das mãos como forma de tratamento. Com o intuito de averiguar esta relação planeja-se a realização de testes em diferentes regiões de diferentes pessoas na mão esquerda, inicialmente, analisa-se uma região específica. O primeiro teste feito foi realizado com foco na área referente à visão, visto que o lobo occipital se refere a este sentido e a mão possui uma região destinada aos olhos, parte inferior do dedo médio. A coleta de sinais cerebrais neste primeiro teste foi realizada com equipamento de eletroencefalograma (EEC) durante o estímulo na região em estudo. Para embasar os resultados obtidos, utiliza-se dos conceitos da neurociência, área que estuda o sistema nervoso com foco no cérebro de forma interdisciplinar, e reflexologia. Os resultados iniciais mostram a comprovação da relação entre as regiões, estimulada e de análise.Downloads
Publicado
2019-06-06
Como Citar
Sequeira, J. G., & Adamatti, D. F. (2019). Um Estudo de Caso sobre Reflexologia e a Visão. Scientia Plena, 15(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049904
Edição
Seção
VIII Conferência Sul Modelagem Computacional/VIII Seminário Workshop Engenharia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.