Comparação das propriedades físicas de painéis aglomerados de Pinus de origem industrial e laboratorial
Palavras-chave:
densidade, absorção de água, inchamento em espessuraResumo
A madeira de Pinus exerce um importante papel no fornecimento de matéria-prima para as indústrias de Base Florestal como a produção de painéis aglomerados. Atualmente, o aglomerado é uma das principais elementos para o setor moveleiro brasileiro. O trabalho tem como objetivo comparar as propriedades físicas densidade, absorção em água e inchamento em espessura após 2 e 24 horas de imersão em água de painéis aglomerados produzidos a partir de Pinus de origem industrial e laboratorial. A partir dos resultados observou-se que o Pinus Laboratorial apresentou uma densidade média de 0,62 g/cm3 (CV= 7,67%), absorção de água à 2 horas de 21,26% (CV= 35,29%) e após 24 horas foi de 66,46 % (CV=12,97%). Para o inchamento em espessura em 2 horas de imersão em água este apresentou a médiafoi de 7,74% (CV=32,83) e após 24 horas foi de 29,29% (CV=8,52%). Com relação ao Pinus Industrial a densidade média foi de 0,62% g/cm3 (CV= 2,25%), absorção de água à 2 horas de 14,48% (CV= 14,60%) e após 24 horas a média foi de 49,55% (CV=6,95%). Para o inchamento em espessura em 2 horas de imersão em água, o Pinus Industrial apresentou a média de 3,99% (CV=17,26%) e após 24 horas de 14,51% (CV=6,94%).
Downloads
Publicado
2012-07-27
Como Citar
Souza, K. B., Almeida, K. N. S., Júnior, J. B. G., & Neto, R. M. G. (2012). Comparação das propriedades físicas de painéis aglomerados de Pinus de origem industrial e laboratorial. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/996
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.